Candidate experience: o que é e qual sua importância no processo seletivo? Maio 16/2022 - Corporações

Candidate experience: o que é e qual sua importância no processo seletivo?

Com o ritmo acelerado do mercado de trabalho e o aumento da concorrência, cada vez mais os profissionais buscam empresas que tenham os mesmos valores, objetivos e identificação com a cultura. Uma boa experiência durante o processo seletivo, a candidate experience, também é fundamental para uma contratação eficaz.

A candidate experience diz muito sobre uma organização e pode ser o fator decisivo para o profissional aceitar a oportunidade. Para isso, todas as etapas do processo seletivo devem ser feitas priorizando o respeito aos candidatos, o que contribui para a imagem da empresa no mercado e sua relação com diferentes públicos.

O que é candidate experience?

Candidate experience, que pode ser traduzida como experiência do candidato, é a maneira como os talentos percebem e reagem às etapas do processo de recrutamento e seleção, como entrevista, contratação e onboarding.

Assim, após participarem do processo seletivo, os profissionais costumam sair com opiniões, sensações, percepções e reações sobre o que acabaram de viver.

Esse conjunto de sentimentos permanece ao longo do tempo e influencia na imagem da empresa tanto para o candidato quanto para outros potenciais colaboradores e clientes, já que uma experiência negativa costuma repercutir entre as pessoas mais próximas e até mesmo nas redes sociais.

Qual a importância da experiência do candidato?

Proporcionar uma experiência positiva para os candidatos é importante até mesmo para alavancar as receitas da empresa, pois profissionais que têm uma boa imagem da organização estão mais propensos a se tornarem clientes no futuro ou indicarem seus serviços.

Da mesma forma, uma experiência ruim pode prejudicar a imagem da organização no mercado, impactando tanto a atração quanto a retenção de talentos.

Durante o processo de hunting, que é a busca feita por um headhunter por talentos ideais para uma vaga em aberto, em geral o resultado da experiência do candidato costuma ser favorável.

Isso acontece porque o processo é direcionado a talentos com o perfil mais alinhado ao cargo e à cultura organizacional, por isso o candidato tem mais chances de ser realmente contratado.

Em um processo seletivo tradicional, em que os profissionais enviam os currículos para o RH, é preciso ter um planejamento detalhado para prestar um atendimento adequado aos candidatos durante todas as etapas.

A candidate experience geralmente avança paralelamente ao funil de recrutamento e os principais pontos de contato do candidato com a empresa são:

  • Busca pela oportunidade: as primeiras interações entre os talentos e a organização acontecem durante a busca pela oportunidade, por isso é importante que a vaga seja encontrada com facilidade e esteja escrita de uma forma clara para economizar tempo e esforço dos profissionais. Além disso, os formulários também devem ser concisos e pedir somente as informações realmente necessárias para a seleção.
  • Feedback: uma boa comunicação é a chave para um processo seletivo bem-sucedido, pois os candidatos podem ficar frustrados se não receberem um feedback positivo ou negativo sobre o avanço para as próximas etapas. Por isso, é importante manter uma comunicação com atualizações constantes sobre o processo de contratação e as fases até a admissão.
  • Entrevista: nessa etapa os recrutadores têm a chance de conhecer melhor os candidatos e verificar a aderência de cada um à vaga. Por outro lado, os talentos também têm uma visão mais próxima de como a empresa é no dia a dia e uma boa experiência nesse momento pode ser importante para o profissional decidir se irá aceitar fazer parte da organização.
  • Onboarding: também conhecida como integração, esta etapa é o último ponto de contato da experiência do candidato e pode confirmar ou não a percepção que o profissional construiu sobre a empresa ao longo do processo seletivo.

Para evitar que uma experiência positiva no processo seletivo torne-se negativa como funcionário, é importante procurar simplificar ao máximo esse início, garantindo que as informações sejam transmitidas de forma clara e objetiva.

Assim, investir na candidate experience traz benefícios a longo prazo para ter contratações mais assertivas e promover o engajamento dos profissionais. Saiba como contratar um headhunter para a sua empresa torna o processo seletivo mais eficiente e agradável para ambos os lados.

 

Comentários para este post