Outplacement: 4 passos para um desligamento bem-sucedido Setembro 29/2022 - Corporações

Outplacement: 4 passos para um desligamento bem-sucedido

O Outplacement foi criado para minimizar os impactos das demissões em grandes empresas. O serviço ficou popular no Brasil no começo dos anos 1990, quando as multinacionais se espalharam pelo país. Além de humanizar o processo de demissão, o Outplacement se encarrega da recolocação do profissional no mercado de trabalho.

Demitir um funcionário nunca é fácil. Quando se trata de cargos diretivos e gerenciais, a situação é ainda mais delicada. Muitas vezes, são profissionais que estão há anos na mesma função e não estão familiarizados com as exigências do mercado de trabalho. 

Com o Outplacement, a demissão acontece de forma mais respeitosa, preservando o clima organizacional e prevenindo danos à imagem da empresa. Confira 4 passos para realizar um Outplacement bem sucedido na sua empresa:

1. Planeje o processo e a data do anúncio da demissão

Uma demissão bem sucedida precisa de planejamento. Por isso, o processo de Outplacement começa muito antes do anúncio da demissão. O desligamento também gera despesas e para evitar gastos desnecessários é preciso analisar todas as implicações.

O anúncio da demissão é o momento mais delicado do processo e requer a empatia do empregador. Não é algo que pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Escolha um ambiente confortável, onde o colaborador tenha privacidade e tempo para se recompor.

2. Tenha um posicionamento firme sobre o motivo da rescisão

O motivo da demissão precisa estar claro para a empresa. Assim, fica mais fácil informar o colaborador sobre a decisão e também ajuda a orientar a abordagem do Outplacement.

Durante o processo de demissão, muitos colaboradores tentam barganhar com o empregador sobre a decisão. Por isso, é essencial manter um posicionamento firme sobre o desligamento, apresentando as motivações com coerência e objetividade.

3. Escolha um Headhunter experiente

O Headhunter é uma das peças fundamentais para um Outplacement bem-sucedido. Esse profissional é responsável por fazer a ponte entre o candidato e o empregador. Contratar um Headhunter deixa o processo muito mais eficiente.

Especialista em recrutamento e seleção, o Headhunter é responsável por analisar também as habilidades comportamentais dos candidatos. O profissional mapeia o mercado de trabalho e posiciona o candidato de forma competitiva, destacando sua experiência, habilidades técnicas e soft skills.

4. Acione seu networking

Uma boa rede de contatos amplia as chances de encontrar uma nova colocação para o ex-colaborador. De acordo com uma pesquisa realizada pelo HubSpot, em 2019, 85% das vagas de emprego são preenchidas por indicação. 

Estima-se que 70% das vagas oferecidas são preenchidas antes de serem publicadas em portais e sites de recrutamento. O networking facilita o processo de Outplacement e também pode ajudar a empresa encontrar um bom substituto para a vaga.

Diferente da tradicional recolocação no mercado, o Outplacement oferece suporte durante todo o processo de demissão. Desde o planejamento, definição da data de anúncio do desligamento, acolhimento e suporte psicológico e emocional dos ex-colaboradores, até o posicionamento competitivo do profissional no mercado e sua recontratação.

Em um momento tão delicado para empresa e para o colaborador, uma condução experiente faz toda a diferença. A 4Search já realizou mais de 450 projetos de Outplacement individuais e mais de 650 em grupo e vai ajudar você a proporcionar um processo de demissão mais digno aos seus ex-colaboradores. 

Quer saber mais sobre Outplacement? No blog da 4Search, você conhece todos os benefícios do Outplacement e encontra dicas para contratar uma empresa especializada.

Comentários para este post