Os erros comuns ao realizar uma pesquisa de clima organizacional Setembro 06/2023 - Corporações

Os erros comuns ao realizar uma pesquisa de clima organizacional

As percepções que os colaboradores têm sobre a organização em que atuam são fundamentais para compreender, principalmente, o que precisa ser mudado em uma empresa. E para acessar essas percepções, a pesquisa de clima organizacional é o meio mais indicado.

As respostas obtidas são cruciais em relação a diversos pontos, que vão desde o êxito da empresa em transmitir sua missão até questões mais específicas, como a qualidade do ambiente de trabalho e a satisfação com os benefícios oferecidos.

Porém, aplicar a pesquisa sem compreender o seu propósito pode resultar em erros nesse processo.

Ao ler este texto, você compreenderá quais são os erros mais comuns ao conduzir uma pesquisa de clima organizacional e como evitá-los.

Continue a leitura!

O que é pesquisa de clima organizacional

Uma pesquisa de clima organizacional consiste em um levantamento realizado para compreender as percepções dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho, à cultura da empresa e às políticas internas.

Na pesquisa, os funcionários são questionados sobre diversos aspectos, como a eficiência dos processos, o trabalho em equipe, as percepções sobre as diretrizes dos gestores, os benefícios oferecidos, os salários, entre outros.

Embora pareça que os questionamentos da pesquisa são bastante amplos ao explicá-los dessa maneira, eles conseguem orientar a aquisição de novos equipamentos quando necessário, a reestruturação de processos e até mesmo a criação de planos de carreira.

Quais são os erros mais frequentes nas pesquisas de clima organizacional

Agora que já explicamos o que significa uma pesquisa de clima organizacional, saiba quais são os erros mais frequentes e a partir disso, entenda como evitá-los. 

1. Falta de objetivo claro com a realização da pesquisa 

A pesquisa de clima organizacional pode ter perguntas sobre os mais variados temas, tudo depende de como ela será planejada. 

Entretanto, um erro recorrente é formular questionamentos pouco direcionados, nos quais os funcionários não têm a oportunidade de aprofundar suas respostas. 

Além disso, as respostas serão vagas e muito dificilmente a partir delas, será possível obter insights interessantes. 

Caso o foco principal da pesquisa seja nos processos, por exemplo, formule perguntas específicas que incentivem reflexões mais profundas.

2. Ausência de confidencialidade e anonimato 

Os colaboradores precisam se sentir seguros ao responder à pesquisa e pensando nisso, o anonimato é essencial.  

A privacidade é de extrema importância. Nesse sentido, fazer perguntas que levem a respostas que permitam deduzir a posição ocupada ou o departamento, por exemplo, não é recomendado.

Dessa forma, evite constrangimentos e exposição, deixe os funcionários confortáveis ao participarem da pesquisa de clima organizacional.

3. Não avisar que será realizada uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional não é um simples questionário, ela faz parte de uma estratégia ampla do setor de Recursos Humanos para entender melhor a relação dos funcionários com a empresa.

E é justamente dessa maneira que a pesquisa precisa ser apresentada. 

Aqueles que irão responder à pesquisa devem compreender os objetivos, sua finalidade e como suas respostas contribuirão para objetivos maiores no futuro.

Essa transparência também contribui para respostas ainda melhores dos funcionários, que se sentirão parte do processo de melhoria do clima organizacional.

4. Não fazer nada a partir dos resultados da pesquisa 

Uma das funções da pesquisa de clima organizacional é criar um diagnóstico a partir dos seus resultados. 

E todo o esforço investido na elaboração da pesquisa e no tempo de resposta dos funcionários é desperdiçado quando nenhuma iniciativa é criada após a finalização do estudo. 

É por isso que faz parte do planejamento da pesquisa também pensar no que será feito depois do diagnóstico. 

5. Não contratar uma empresa especializada

Após a leitura deste artigo, você pôde perceber a complexidade que envolve uma pesquisa de clima organizacional, com pontos observados mesmo antes da pesquisa ser aplicada.

Muitas empresas decidem aplicar por conta própria e acabam não recebendo os resultados esperados, justamente devido à falta de conhecimento na elaboração de questionários como este.

A 4Search disponibiliza esse serviço por meio de especialistas, que elaboram um mapeamento para compreender as referências estratégicas e organizacionais, além dos componentes estruturais que compõem a empresa. A partir disso, atuam para alterar positivamente o ambiente e o desempenho dos colaboradores.

Entre em contato conosco para saber mais!

Comentários para este post