Entenda como funciona o Outplacement em Grupo Janeiro 20/2021 - Corporações

Entenda como funciona o Outplacement em Grupo

Muitas empresas que passam por uma reestruturação organizacional precisam reduzir sua força de trabalho e optam pelo serviço de Outplacement em Grupo para dar suporte aos profissionais e à empresa durante o processo de desligamento. 

O Outplacement em Grupo funciona da mesma maneira que o Outplacement Individual, ou seja, é um serviço contratado pela empresa e realizado por profissionais especializados em oferecer assistência durante a recolocação profissional dos colaboradores desligados.

A diferença entre as duas modalidades é que o serviço individual é voltado a profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior quando especializados.

Já o Outplacement Coletivo se destina a assessorar o desligamento de um grupo de colaboradores em reestruturações organizacionais, como situações de downsizing e turnaround.

Como funciona o Outplacement em Grupo?

O processo tem o objetivo de orientar a empresa no planejamento de processos demissionais e reduzir o trauma e o estresse causados por esse momento. 

Da mesma forma, o serviço é voltado a orientar, assessorar e instrumentalizar o assessorado em seu processo de tomada de decisão e motivação pessoal.

Para isso, antes de comunicar o desligamento dos colaboradores, a empresa contrata uma consultoria de RH para assessorar o processo de demissão desde o início e orientar os profissionais durante a elaboração de um plano de carreira especializado.

Esse serviço é voltado ao processo de recolocação profissional, mas também contribui para o desenvolvimento de novas competências e habilidades, além da recuperação da autoestima e da autoconfiança dos ex-colaboradores.

A empresa contratante também tem diversas vantagens com o Outplacement em Grupo, como a diminuição dos custos decorrentes de demissões mal conduzidas, redução das chances de disputas judiciais trabalhistas e promoção de uma imagem ética e responsável da companhia.

As etapas desse processo são:

  • Orientações à empresa e aos gestores envolvidos no processo de desligamento;
  • Plantão de apoio no dia do desligamento;
  • Realização de palestras e atividades em grupo para melhorar o estado emocional dos assessorados;
  • Realização de workshops sobre o mercado de trabalho com atividades e informações sobre como elaborar um currículo, quais as melhores ferramentas de prospecção, como participar de processos seletivos (entrevistas e dinâmicas) e nível de empregabilidade;
  • Investigação de carreira e perfil comportamental (DISC) para orientação individual sobre o mercado de trabalho e elaboração de currículo, orientação sobre networking e fornecimento de uma lista com as consultorias e agências de recursos humanos para cadastramento;
  • Ajuda na prospecção, com a produção e divulgação de book digital com os currículos dos assessorados para uma lista de empresas do segmento e participação no banco de talentos.

Como o Outplacement facilita a recolocação profissional do assessorado

A principal diferença entre os serviços de recolocação profissional e Outplacement é na contratação. Enquanto o primeiro é contratado pelo próprio profissional que busca novas oportunidades, o segundo é feito pela empresa que irá desligar o colaborador.

Assim, o Outplacement caracteriza-se por ser um processo mais abrangente e completo, pois os profissionais desligados recebem apoio psicológico para lidar com este momento delicado.

Isso é importante porque, ao perder o emprego, muitas pessoas sentem-se sem esperança e sem confiança nas próprias capacidades, especialmente em momentos de crise em que o índice de desemprego está alto.

Na 4Search, o Outplacement em Grupo ajuda a reduzir os danos emocionais, econômicos e sociais no ex-colaborador, que também terá o suporte necessário se decidir mudar de área ou abrir seu próprio negócio, por exemplo. 

Entre em contato conosco e veja como esse serviço pode ser personalizado para atender às necessidades da sua organização.

Comentários para este post