Como tornar sua empresa mais enxuta com o downsizing? Dezembro 22/2020 - Corporações

Como tornar sua empresa mais enxuta com o downsizing?

O termo “downsizing”, que pode ser traduzido como “redução”, “achatamento”, refere-se a um conjunto de técnicas administrativas, focadas na área de recursos humanos, que visam reestruturar uma empresa por meio da eliminação de processos burocráticos desnecessários e áreas e divisões de trabalho improdutivas. 

Desta forma, esse conjunto de ações auxilia a aumentar a eficiência e a lucratividade do negócio. 

O downsizing geralmente está relacionado com momentos de crises, seja no cenário econômico, seja no contexto específico da empresa. Esta técnica 

tem se mostrado muito eficiente na racionalização do negócio e na busca por melhores resultados, sem implicar em gastos expressivos que estejam fora do orçamento planejado. 

Nesse contexto de recuperação, diante de momentos de recessão, o corte na equipe é a forma mais rápida de reduzir custos e liberar ativos. Por isso, é muito comum que as técnicas de downsizing estejam associadas às estratégicas de outplacement (algo como “recolocação” em português), que visam promover processos de demissão mais humanizados. 

A associação dos dois conjuntos de técnicas administrativas: downsizing e outplacement, possibilita à empresa sobreviver a momentos de crise, mantendo uma operação lucrativa, sem perder de vista os valores e propósitos que orientaram a boa relação com seus colaboradores durante a construção da marca e da rede de clientes e parceiros.

A gestão por meio das técnicas de downsizing 

As técnicas de downsizing auxiliam a gestão, buscando tornar os processos mais enxutos. Isso implica em analisar e eliminar cadeias hierárquicas que podem ser dispensadas. Assim, a diminuição da equipe e centros de custos são pensadas para ter o menor impacto possível na produtividade. Pensada a partir das necessidades concretas do negócio. Essas ações podem gerar sinergia e desengessar processos, trazendo mais autonomia para os funcionários. 

A longo prazo, estratégias de downsizing proporcionam um desenvolvimento sustentável para as empresas, por conta da modernização dos processos e eficiência na entrega de serviços e produtos.  

Além da redução de custos, eliminação de burocracias, hierarquias e cargos desnecessários, essa estratégia também facilita a comunicação entre os colaboradores, parceiros e clientes, tornando-a mais ágil e transparente. 

Há ganhos também na tomada de decisões e, por conta disso, no tempo de resposta ao mercado diante de ações de concorrentes. Isso permite que o foco do desenvolvimento da empresa esteja no mercado e em seus clientes. 

Tipos de abordagem do downsizing 

Pode-se pensar na aplicação das técnicas de downsizing, compreendendo a empresa de forma geral, ou apenas abarcando alguns setores. A literatura sobre esse conjunto de técnicas observa que elas podem ser aplicadas destas duas maneiras: 

  • downsizing reativo: em que é feita uma redução significativa no quadro corporativo, sem uma análise minuciosa dos dados que esses cortes trarão para a empresa. Ocasionada por situações de crise, esse tipo de ação costuma ter um impacto muito negativo a médio e longo prazo. 
  • downsizing estratégico: as reduções, cortes e reestruturações são pensadas a partir de um período de análise e preparação dos gestores. A implementação é feita em etapas, buscando manter a qualidade e o bom clima organizacional, por meio da comunicação e do fomento à visão empreendedora da equipe. Esse tipo de abordagem tem igualmente resultados e efeitos rápidos, mas precisa de um período maior de planejamento. 

Para fugir dos estigmas que o termo carrega, é importante que a empresa evite o foco exclusivo nas demissões e amplie as ações dentro de uma perspectiva que englobe uma reavaliação da estrutura, buscando uma administração mais racional.

As estratégias devem incluir a revisão dos processos, com investimentos em boas condições de trabalho que motivem a equipe diante dos novos desafios. É preciso utilizar métodos e ferramentas para sua execução, de frma que se adequem à nova estrutura e à realidade do orçamento. 

É preciso também pensar em estratégias de contratação, considerando a sazonalidade e períodos de expansão, buscando a melhor forma de seleção diante da flexibilidade que uma empresa enxuta necessita. 

Para que a empresa possa construir uma rede de confiança e reciprocidade com seus parceiros é necessário que, além de pensar nas necessidades e atribuições de seus colaboradores, ela invista em boas práticas de desligamento.  

As estratégias de outplacement podem ajudar a manter a rede de colaboradores e parceiros engajada, mesmo depois de situações de desligamento ou encerramento de contratos. 

Outplacement como ferramenta de relacionamento e redução de danos 

Os processos de outplacement têm como objetivo dar apoio aos colaboradores durante o processo demissional, para que consigam uma boa recolocação profissional. Esse modelo pode incluir as seguintes técnicas: 

  • apoio psicológico.
  • orientação para recolocação profissional.
  • treinamento para apresentação em entrevistas.
  • auxílio na busca por vagas que melhor se encaixem no perfil do profissional. 

Essa medida pode ser tomada em casos individuais, ou em grupo no caso de demissões mais numerosas. Além de reduzir danos, oferecendo um desligamento respeitoso e humanizado para o colaborador, o outplacement também oferece uma série de benefícios para a empresa.  

Ao garantir um bom relacionamento com o profissional desligado, é possível mantê-lo na rede, agora em novas posições, seja como cliente, parceiro, ou apoiador. Já processos de demissão mal administrados podem trazer sérios prejuízos à reputação da marca como empregadora, o que eventualmente dificultará a contratação de novos talentos, podendo abalar a credibilidade da marca diante de toda a cadeia produtiva e de prestação de serviços. 

Por fim, as estratégias de outplacement evitam que as demissões abalem a relação da empresa com os colaboradores que ficam. Situações de demissão podem gerar insegurança e estresse, pois afetam o clima de confiança e engajamento entre as partes. 

Entre as estratégias desenvolvidas no outplacement podem ser incluídas ações junto aos funcionários, visando deixar claro os planos para quem fica e as estratégias e perspectivas da empresa para o futuro. Investir em um processo de demissão humanizado demonstra que a empresa valoriza seus funcionários e está comprometida com boas práticas de gestão. 

Conte com o apoio de especialistas

Estratégias de downsizing exigem um apoio técnico especializado, para que sejam bem planejadas e não gerem danos maiores para a organização que decidiu adotá-las. Se bem orientadas, elas podem ser muito eficazes para recuperar empresas que vivem a iminência de uma crise, ou em um cenário econômico em que é preciso agir para evitá-las. 

Quando essa estratégia é combinada com a de outplacement, é possível obter excelentes resultados em termos de eficiência e lucratividade, sem causar maiores danos à imagem da marca e sua reputação no mercado de trabalho. 

A 4Search possui uma equipe especializada, com ampla experiência adquirida em  mais de 1000 programas de outplacement, individuais, ou em grupo, apoiando processos que envolvem downsizing. Entre em contato e conheça os serviços que oferecemos para apoiar sua gestão. 

 

Comentários para este post