5 vantagens do processo de recrutamento digital Junho 08/2022 - Corporações

5 vantagens do processo de recrutamento digital

Nos dias de hoje, em vez de recolher currículos impressos, os recrutadores os recebem por e-mail e em plataformas de recrutamento digital. Essas soluções trazem uma série de vantagens para o processo de recrutamento e seleção, ajudando a atrair os melhores candidatos e identificando o perfil mais adequado à vaga.

Essa tendência já estava sendo aplicada em grande parte das organizações, mas foi acelerada com a pandemia de covid-19, que fez com que diversos processos fossem realizados de maneira digital. Assim, muitas etapas podem ser aplicadas à distância, desde o anúncio da vaga até a entrevista online com os candidatos.

O que é recrutamento online?

O recrutamento online, ou recrutamento digital, é o processo de utilizar a tecnologia para divulgar, atrair, avaliar, selecionar e contratar candidatos para preencher vagas em aberto em uma empresa.

Para isso, são utilizadas algumas ferramentas tecnológicas, como páginas de carreira, recrutamento mobile (pelo celular), provas online, entrevistas por vídeo, recrutamento por meio das redes sociais, admissão digital, entre outros.

Esta estratégia digital para o processo seletivo traz diversos benefícios para as empresas, como agilidade, assertividade no processo, flexibilidade, economia de tempo e recursos. Confira as principais vantagens:

Vantagens do processo de recrutamento digital

1. Agilidade e inteligência na triagem de currículos

A seleção manual dos currículos é uma das partes mais demoradas do recrutamento, pois é uma tarefa complexa que demanda atenção e esforço do recrutador.

Com a tecnologia, é possível criar um banco de talentos e tornar a triagem mais ágil e otimizada a partir de filtros e análises, liberando os profissionais para atuar de forma mais estratégica.

Assim, o RH tem recursos tecnológicos que ajudam a filtrar por habilidades, área de formação ou tempo de experiência, por exemplo, ao invés de lidar com pilhas de currículos em papel, como era feito antigamente.

2. Candidate experience

Candidate experience, ou experiência do candidato, é a maneira como os talentos percebem e reagem às etapas do processo de recrutamento e seleção, como entrevista, contratação e onboarding.

Ao proporcionar uma experiência positiva aos candidatos durante o processo seletivo, é possível contribuir para a imagem positiva da empresa, impactando tanto a atração quanto a retenção de talentos.

Para isso, a comunicação transparente é fundamental e a tecnologia facilita o envio de e-mails e mensagens de SMS para otimizar o processo de recrutamento digital.

Com essa ferramenta, é possível notificar o grupo de talentos sobre as vagas, enviar lembretes de entrevistas, atualizar os candidatos sobre o andamento do processo, tudo isso de uma forma automatizada.

3. Banco de talentos sempre atualizado

Com um banco de talentos virtual, o time de RH já não precisa gerenciar uma pilha de currículos impressos.

Além disso, essas plataformas possibilitam que os candidatos insiram novas informações e sinalizem se não estão mais procurando emprego, mantendo os perfis sempre atualizados.

Assim, quando houver uma demanda, os recrutadores podem acessar o banco de talentos único com candidatos de diferentes áreas, filtrando de acordo com as necessidades.

4. Maior alcance de profissionais

Uma das principais vantagens de recrutar pela internet é o aumento do alcance, pois existem ferramentas que ajudam a divulgar as vagas em portais segmentados.

Com isso, o time de recrutamento recebe um bom volume de interessados e tem mais chances de encontrar o candidato ideal.

Um profissional com todas as qualificações desejadas para a vaga, por exemplo, que não teria contato com a empresa de outra maneira, pode encontrar a oportunidade e se candidatar pelas redes sociais.

Para isso, ter uma boa job description é fundamental para atrair os talentos com aderência à vaga e à cultura organizacional.

5. Otimização do tempo dos recrutadores

Uma das principais vantagens de contar com a tecnologia no processo de recrutamento e seleção é a otimização de etapas e economia do tempo dos profissionais de RH, que podem se dedicar a áreas mais estratégicas.

Da mesma forma, a terceirização do RH externo também ajuda a melhorar a qualidade das contratações e reduzir o turnover, além de aumentar o fit cultural dos colaboradores e contribuir para um clima organizacional positivo, entre outras vantagens que melhoram a rentabilidade da operação.

Com uma equipe capacitada, a empresa conta com uma visão externa mais objetiva e imparcial, ajudando a aprimorar a gestão de pessoas da organização e a garantir o cumprimento dos objetivos definidos.

Agora que você conhece as vantagens do recrutamento digital, entenda por que contratar um RH externo para a sua organização.

Comentários para este post