Job description: 5 principais erros na descrição de cargos estratégicos Maio 12/2022 - Corporações

Job description: 5 principais erros na descrição de cargos estratégicos

A descrição do cargo, também chamada de job description, é uma ferramenta importante para o processo de recrutamento e seleção que explica de maneira direta as responsabilidades, habilidades e qualificações do candidato ideal. Porém, alguns erros comuns na construção do texto podem afastar os talentos ou tornar o processo mais lento.

Em geral, os erros no job description são mais comuns em organizações que não investem tempo suficiente em uma descrição de qualidade ou não executam o planejamento adequado do processo de recrutamento e seleção.

Uma descrição de cargo eficiente deve ser feita pelo RH em parceria com o líder da área em que o novo colaborador irá trabalhar, alinhando as expectativas de todos os envolvidos. Confira os erros mais comuns e saiba como evitá-los em sua empresa:

1. O título está confuso ou incompleto

O título do anúncio da vaga é importante não apenas para os candidatos o encontrarem, mas também para os mecanismos de busca identificarem o assunto.

Por isso, usar termos genéricos ou nomes que são utilizados apenas na sua organização é um erro comum que não diz muito sobre a oportunidade e pode afastar profissionais qualificados.

Utilizar títulos claros e específicos com o nível do profissional desejado (pleno, sênior, júnior, gerente etc.) é fundamental para o anúncio chegar aos candidatos certos.

2. A vaga tem expectativas irreais em relação à rotina do cargo

Embora o RH seja responsável pela gestão de pessoas, é importante que a descrição de cargos seja feita em parceria com profissionais do departamento em que o futuro colaborador irá trabalhar.

Alguns cargos estratégicos que exigem conhecimento, formação e experiência específica, por exemplo, devem ser feitos junto aos gestores das áreas para alinhar as expectativas e necessidades de cada cargo.

Além disso, junto aos requisitos técnicos, é importante descrever as habilidades e competências necessárias para o dia a dia da função, priorizando somente o que é realmente essencial para o cargo.

3. A descrição do cargo é muito genérica

Criar um bom job description é uma tarefa complexa, mas evita uma série de problemas como questionamento sobre atividades exigidas, falta de determinadas habilidades, não saber a quem reportar, entre outros.

Para uma descrição de cargo eficiente, é importante dar atenção a cada item, como nome do cargo, tarefas esperadas, requisitos técnicos e comportamentais, entre outros, especialmente para funções estratégicas.

Depois, ao divulgar a vaga, é importante que o texto seja organizado de uma maneira amigável, em tópicos e com as informações descritas claramente, já que o texto será lido rapidamente pelos candidatos e, se não tiver uma boa escaneabilidade, será rejeitado.

4. As tarefas estão simplificadas ou exageradas

Em alguns casos, as descrições trazem uma lista de tarefas muito longa ou muito curta para o nível do cargo e as habilidades exigidas, com receio de afastar os candidatos.

No entanto, é importante ser claro e realista, listando as tarefas de uma maneira organizada com as atividades específicas que serão exigidas.

Outro erro comum é o excesso de jargões ou abreviações, que podem ser uma barreira de entendimento para alguns candidatos e dificultar o posicionamento da vaga nos buscadores, devido ao SEO (Search Engine Optimization).

5. A descrição está desatualizada

Com o tempo, as empresas evoluem e os cargos também costumam mudar.

Ao reutilizar a mesma descrição por muito tempo, você pode atrair candidatos com o perfil errado, além de não acompanhar o mercado.

Lembre-se que a job description também serve para o profissional conseguir entender seu papel e suas tarefas dentro da organização, bem como o tipo de relação esperada com outros membros da equipe (a quem se reportar, quem são seus subordinados, etc.).

Dessa forma, o texto deve estar sempre atualizado e revisado pelo gestor da área antes de ser divulgado para atrair candidatos ao processo seletivo.

Em cargos estratégicos, mais do que uma descrição bem elaborada, é preciso ter um processo bem estruturado que leve em consideração as competências, habilidades, fit cultural e outras características dos candidatos.

Por isso, muitas empresas contam com consultorias especializadas em Executive Search, como a 4Search. 

Essas organizações possuem ampla experiência no mercado e know-how para tornar a contratação mais ágil e eficiente. 

Com uma consultoria especializada, o processo também se torna mais imparcial, já que os Headhunters não favorecem determinados candidatos e não estão envolvidos no dia a dia da empresa contratante.

Para saber mais sobre como elaborar uma job description para cargos estratégicos, entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas em gestão de pessoas.

Comentários para este post