5 tendências de RH para 2021 Marco 24/2021 - Corporações

5 tendências de RH para 2021

O ano de 2020 trouxe uma série de mudanças para o mundo corporativo e, se nos primeiros meses as principais preocupações das empresas eram a continuidade da operação e a saúde financeira, logo a atenção passou a outro ativo essencial: as pessoas. Com isso, o RH, assim como outros setores, precisou se adaptar às transformações e tendências para o futuro.

A migração em massa para o trabalho remoto e a preocupação com o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores são algumas tendências de RH que foram aceleradas pela pandemia de coronavírus. 

Nesse cenário, a tecnologia terá um papel cada vez mais importante para otimizar o tempo dos profissionais e possibilitar o desenvolvimento das relações humanas.

Conheça as principais tendências de gestão de pessoas para 2021 e os próximos anos:

1 - Trabalho remoto

O home office e o modelo de trabalho híbrido estavam crescendo nos últimos anos, mas a pandemia levou à aceleração dessa tendência, que deve se manter no futuro. 

Para isso, as empresas precisam mudar sua forma de pensar e valorizar a autonomia e a responsabilidade dos profissionais, contando com os benefícios da tecnologia para facilitar a gestão. 

Nesse cenário, o RH precisa se preparar para realizar diversas funções remotamente, como o onboarding e o desligamento de profissionais, além de incentivar o desenvolvimento da cultura organizacional mesmo à distância.

2 - Automação e inteligência artificial

A automação de processos é fundamental para um RH que deseja assumir um papel mais estratégico e menos operacional – e a inteligência artificial (IA) oferece inúmeras possibilidades para aprimorar a atração e retenção de talentos. 

Por meio dessa tecnologia, é possível reduzir o trabalho manual e fazer com que os sistemas de IA colaborem entre si para ler currículos, cartas de apresentação e ajudar a tornar o processo de recrutamento e seleção mais ágil e objetivo.

3 - People Analytics

Muitas empresas já utilizam dados e Big Data para otimizar os processos internos de gestão de pessoas e esta tendência deve crescer ainda mais nos próximos anos. 

O People Analytics, que é uma abordagem orientada a dados, utilizada para otimizar o gerenciamento de recursos humanos, pode ser utilizada com diversos objetivos, como:

  • Estabelecer padrões de comportamento;
  • Avaliar o desempenho de colaboradores;
  • Conhecer melhor o perfil dos candidatos;
  • Planejar ações direcionadas de acordo com o perfil das pessoas.

Muitos sistemas especializados em coleta e processamento de um grande volume de dados já estão disponíveis, portanto, as empresas que não se adaptarem ao novo cenário podem perder espaço para a concorrência.

4 - Soft skills

Diante das mudanças geracionais e das transformações causadas pelo futuro do trabalho, as organizações estão investindo cada vez mais no desenvolvimento de competências socioemocionais de seus colaboradores, as chamadas soft skills

Assim, as organizações buscam talentos com habilidades como inteligência emocional, liderança, empatia, ética, entre outras, além de contribuir para o desenvolvimento destas qualidades em seus colaboradores. 

Pensando no futuro, muitas empresas também estão investindo cada vez mais na formação de líderes e na criação de uma cultura organizacional colaborativa, em que os objetivos da organização e das pessoas estão alinhados. 

Assim, o RH deixa de lado a parte operacional, que será realizada pela tecnologia, e passa a focar nas habilidades e na parte humana do trabalho.

5 - Saúde mental e valorização dos profissionais

A valorização dos profissionais é uma preocupação cada vez maior das empresas, especialmente em tempos de trabalho remoto e distância física entre os profissionais. 

No cenário atual, este desafio é ainda mais urgente e muitas empresas estão implementando treinamentos, palestras de conscientização e políticas internas para criar um ambiente saudável e que promova a saúde mental de todos. 

Essas ações devem ser pensadas de maneira estratégica para oferecer o suporte adequado e estar presente em todas as etapas, da contratação ao desligamento. 

Nesse sentido, o Outplacement é a melhor alternativa para dar suporte aos profissionais neste momento delicado.

Agora que você já conhece as principais tendências de RH para 2021, saiba mais sobre o Outplacement e a importância de apoiar os colaboradores antes, durante e após o desligamento.

Comentários para este post