5 dicas para desenvolver inteligência emocional no trabalho Abril 01/2022 - Dicas

5 dicas para desenvolver inteligência emocional no trabalho

Atualmente, a inteligência emocional no trabalho é uma das competências mais valorizadas no mercado. Além de ter um impacto no aumento da produtividade e na melhora dos resultados da empresa, líderes com esta capacidade conseguem ainda aumentar a performance de suas equipes.

A inteligência emocional aparece no relatório Global Talent Report do LinkedIn como uma das habilidades mais desejadas pelas empresas, assim como adaptabilidade, colaboração, criatividade, inovação e persuasão.

De acordo com um estudo em inglês conduzido pelas Universidades de Harvard, Boston e Michigan, publicado no LinkedIn, os colaboradores com maior capacidade de comunicação geram um ROI (Retorno sobre o Investimento) de 250% nas contratações.

O que é inteligência emocional no trabalho?

A inteligência emocional no trabalho é uma soft skill que envolve saber reconhecer, avaliar e influenciar seus próximos sentimentos e os dos outros nas relações profissionais.

O conceito foi popularizado pelo jornalista Daniel Goleman, que inclui ainda a capacidade de automotivação, de comunicação e de gerir adequadamente as emoções dentro de cada um, bem como nos relacionamentos.

O autor categoriza a inteligência emocional em cinco habilidades:

  • Autoconhecimento: reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando eles ocorrem;
  • Controle emocional: adequar os sentimentos a cada situação vivida;
  • Automotivação: dirigir as emoções a serviço de uma realização pessoal;
  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas: saber o que o outro está sentindo e ter empatia;
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais: interação de qualidade com outros indivíduos por meio de competências sociais.

No contexto organizacional, essa competência é bastante valiosa para conduzir as relações interpessoais, ter uma comunicação efetiva, gerenciar conflitos e colocar em prática a automotivação.

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e acelerado, as empresas buscam profissionais que consigam encarar as adversidades, tenham boas habilidades de comunicação, relações interpessoais e sejam capazes de lidar com conflitos e emoções negativas.

Confira nossas dicas e saiba como desenvolver essa soft skill na sua empresa:

1. Promova o autoconhecimento

A inteligência emocional no trabalho está muito relacionada ao autoconhecimento, pois é importante que o indivíduo reconheça em si mesmo alguns comportamentos e atitudes que possam estar sendo prejudiciais.

Além disso, o autoconhecimento é o primeiro passo para o controle das próprias emoções e a compreensão das pessoas ao seu redor. Dessa forma, é possível ouvir e entender melhor seu entorno e repensar suas formas de agir.

Acompanhar e mensurar os comportamentos é uma excelente estratégia para que as avaliações e os feedbacks não sejam apenas subjetivos.

2. Forneça feedbacks

Os feedbacks são importantes não apenas para indicar os pontos negativos de um colaborador, mas, principalmente, para promover seu aprimoramento.

Ao desenvolver uma cultura de feedbacks respeitosos sobre a performance dos profissionais, é possível mostrar para a pessoa de maneira clara como ela pode melhorar seus resultados e como o controle emocional é uma parte fundamental dessa mudança.

3. Incentive a comunicação

Saber se comunicar de forma clara, respeitosa e harmoniosa é uma das práticas mais importantes para desenvolver a inteligência emocional no trabalho.

Para isso, mostre à equipe os benefícios de uma boa comunicação e explique como é importante ouvir os colegas para reduzir o estresse no trabalho, aumentar o foco, a produtividade e manter um bom clima organizacional.

4. Invista no desenvolvimento de soft skills

As soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, estão diretamente ligadas à inteligência emocional.

Afinal, somente as competências e conhecimentos técnicos não são suficientes para o sucesso de uma equipe, já que o descontrole das emoções pode prejudicar as relações interpessoais.

Para isso, é possível realizar um mapeamento de competências para identificar as lacunas e criar programas de desenvolvimento de pessoas com o objetivo de melhorar os resultados da organização.

5. Capacite os líderes

Um líder tem grande influência sobre a performance da equipe e os resultados dos negócios, pois tem a missão de conduzir e orientar os colaboradores para alcançarem os objetivos organizacionais.

Para isso, um líder deve ter boas atitudes e dar o exemplo aos demais profissionais, controlando as emoções e sabendo comunicar-se adequadamente.

Como você viu, o desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho é parte de um projeto maior de aprimoramento dos profissionais. Saiba mais sobre o Assessment como forma de avaliação do desempenho dos colaboradores.

 

Comentários para este post