4 dicas para dar um feedback construtivo Fevereiro 07/2022 - Corporações

4 dicas para dar um feedback construtivo

Quando o assunto é gestão de pessoas, o feedback é uma das principais ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional, capaz de alinhar as expectativas entre o líder e o colaborador. Portanto, saber aplicá-lo de uma forma construtiva e empática é fundamental para você ser um gestor de sucesso.

O feedback, que pode ser traduzido para o português como “retroalimentação” ou “alimentação de retorno”, é usado no mundo corporativo como um modo de avaliar uma ação positiva ou negativa, sempre de forma construtiva e, geralmente, individual.

Essa ferramenta é utilizada pelo líder para fazer apontamentos de comportamentos, atitudes e ações do colaborador, com o objetivo de direcionar seu comportamento.

Com isso, o profissional tem uma visão externa sobre o modo como realiza suas tarefas e se relaciona com as pessoas, o que pode ser usado como um guia para melhorar cada vez mais suas habilidades e competências.

O feedback construtivo, por sua vez, é realizado em um contexto de segurança e confiança, abordando o contexto da ação, o comportamento, o impacto e a expectativa. Assim, leva a maiores níveis de realização e engajamento no trabalho, bem como aumenta a satisfação e sensação de retorno que o colaborador tem.

Como dar um feedback construtivo?

1. Aja pontualmente

Se acontecer alguma situação que possa impactar o desenvolvimento do projeto, o rendimento da equipe ou o andamento do trabalho, o ideal é conversar com os profissionais envolvidos o mais rápido possível, de modo que o problema seja corrigido.

Na maioria dos casos, o profissional não sabe onde está errando, portanto, o líder deve ser sensível e ético para não expor ninguém e apontar as melhorias comportamentais como uma ferramenta de aprimoramento.

2. Aplique a comunicação não violenta (CNV)

A comunicação não violenta (CNV) é uma abordagem para solução de problemas e resolução de conflitos de uma maneira empática e efetiva.

Por meio desse método, o líder consegue apontar o que deu errado e por quais motivos isso aconteceu, sem julgamentos e distinguindo sentimentos de opiniões.

Um ponto importante da CNV é a sugestão de um pedido claro, para que ambos saiam da conversa com um plano de ação para resolver a situação e evitar que volte a se repetir.

Dessa forma, é possível chegar a um consenso sobre o que deveria ter sido feito e alinhar as expectativas de ambos os lados por meio de um diálogo construtivo.

3. Feedback é uma conversa

É importante destacar que o feedback construtivo é uma conversa em que ambos devem ter espaço para falar como se sentem e pensam.

Por isso, o líder deve iniciar a conversa pela parte positiva, reconhecendo as qualidades do liderado e mostrando como ele é valioso para o time.

Depois, é o momento de apontar o que deve ser melhorado, mantendo-se disposto a ouvir o que o profissional tem a dizer e, com isso, criando um vínculo de confiança que irá impactar no dia a dia da equipe.

4. Crie planos e metas junto ao colaborador

A maneira mais eficiente de fazer o profissional entender onde ele está errando é trazer dados e informações para embasar a conversa.

Assim, procure indicar como determinado comportamento gera um gasto maior de tempo e afeta o resultado final do trabalho, por exemplo.

A partir de dados concretos, fica mais fácil planejar, juntos, quais os próximos passos e as ações que devem ser realizadas para atingir as metas.

Nesse sentido, o papel da liderança é apontar a direção e manter os profissionais engajados, aumentando seu desempenho.

Agora que você já sabe como dar um feedback construtivo individual, confira nossas dicas para saber como avaliar a equipe.

Comentários para este post