Sustentabilidade empresarial: o que é e qual sua importância? Janeiro 12/2021 - Corporações

Sustentabilidade empresarial: o que é e qual sua importância?

A preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade é um assunto cada vez mais debatido em diversos setores. No meio corporativo, o conceito de sustentabilidade empresarial tem sido amplamente adotado pelas organizações para se adaptar aos tempos atuais e gerar um impacto positivo no mundo.

A sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações e políticas realizadas pela organização para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade. 

Esse conceito está relacionado à ideia de que o crescimento de um negócio não deve trazer benefícios apenas aos seus proprietários. 

Para que uma empresa seja bem-sucedida, os colaboradores, stakeholders, consumidores e o meio ambiente também devem se beneficiar.

Sustentabilidade empresarial e desenvolvimento sustentável

As ações de sustentabilidade nas empresas devem ir além das questões ambientais, visando o crescimento da comunidade ao seu redor e da sociedade. 

Essa é a aplicação de desenvolvimento sustentável, conceito que pode ser definido como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. 

Ou seja, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Porém, para que a sustentabilidade nas organizações seja efetiva, é preciso que a consciência ambiental faça parte da estratégia de negócio e seja colocada em prática por meio de atitudes éticas que estimulem seu crescimento econômico e ajudem a reduzir possíveis danos.

Cada vez mais, os consumidores buscam produtos e serviços que estejam alinhados aos seus valores e a consciência ambiental é um deles. 

Com isso, as empresas que se preocupam com seu impacto socioambiental estão crescendo devido às suas práticas relacionadas ao meio ambiente e à sociedade.

Assim, além de contribuir para uma imagem positiva da empresa, as práticas sustentáveis contribuem para o crescimento do negócio, pois ações de reciclagem, reaproveitamento de matéria-prima e reúso da água, por exemplo, ajudam a reduzir os custos de produção.

Da mesma forma, as empresas que não têm ações de preservação ambiental passam uma imagem negativa para o público e perdem espaço para os concorrentes que realizam práticas sustentáveis.

Outra vantagem de praticar a sustentabilidade empresarial é o aumento do engajamento dos colaboradores, um dos recursos mais importantes de uma organização. 

Atualmente, as pessoas buscam sentir que seu trabalho é parte de algo maior e que traz impactos positivos para a sociedade.

Dessa forma, uma empresa que realiza práticas sustentáveis tem uma imagem positiva com o público externo (o cliente final) e também com o interno (os colaboradores). 

Para isso, é importante promover ações para melhorar o clima organizacional e incentivar relacionamentos saudáveis entre as equipes.

Essas estratégias fazem parte do âmbito social da sustentabilidade, que pode ser colocada em prática com a implementação de projetos que incentivem a igualdade e a diversidade entre os colaboradores, além da saúde e o bem-estar da comunidade em que a empresa está inserida.

Junto aos aspectos ambiental e econômico, o fator social faz parte do tripé da sustentabilidade, que representa um novo modelo de negócios em que a empresa busca desenvolver-se sem causar danos ao planeta e às futuras gerações.

Para isso, é fundamental que os gestores estejam alinhados e tenham as mesmas preocupações, para que a estratégia seja colocada em prática de uma maneira efetiva.

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade empresarial, conheça 6 passos para melhorar a gestão na sua empresa e desenvolver seu negócio de uma forma sustentável.

Comentários para este post