Relatórios de Assessment: como interpretar os resultados Quantitativos e Qualitativos Marco 20/2024 - Corporações

Relatórios de Assessment: como interpretar os resultados Quantitativos e Qualitativos

Uma organização é composta essencialmente pelos colaboradores que atuam nela. Por isso, optar por uma posição estratégica dos serviços de RH possibilita que a empresa conheça de maneira mais profunda seus funcionários e, consequentemente, todo o funcionamento da organização.

Aplicar soluções inteligentes, voltadas para o levantamento de dados essenciais da organização, facilitam a criação de planejamentos bem estruturados e eficientes para o crescimento sustentável da empresa. Uma ferramenta com importância central para tornar a gestão de pessoas um serviço mais estratégico, é o Assessment.

Com o objetivo de conhecer e avaliar as competências dos colaboradores e seu desempenho dentro da organização, o Assessment oferece um diagnóstico interno amplo, com informações valiosas para o desenvolvimento de estratégias bem direcionadas.

Neste artigo exploramos as etapas que fazem parte do processo de Assessment, incluindo o desenvolvimento dos relatórios e as diferentes abordagens para a sua análise. Confira!

As etapas do assessment e seu impacto na organização

O Assessment possibilita que a empresa identifique as competências e perfis dos profissionais que fazem parte da sua operação, seja em cargos de liderança ou outras funções, mapeando as características e habilidades individuais.

Essa avaliação pode ser aplicada de maneira generalizada, ou com o enfoque em áreas específicas. O Assessment pessoal, por exemplo, fará o levantamento com foco nas aptidões intelectuais e comportamentais de cada profissional de maneira individual, enquanto que o processo de Assessment cultural levará em conta o alinhamento dos colaboradores com a empresa, e como esses aspectos afetam a sua produtividade e motivação profissional. Há também a possibilidade de aplicar o Assessment de desempenho, avaliação com foco na produtividade organizacional, levantando os dados sobre a situação das atividades realizadas pelos colaboradores, sua performance e participação na equipe.

A aplicação do assessment pode ser realizada de maneiras diversas, através de questionários, testes psicométricos, entrevistas comportamentais e até com a combinação desses diferentes métodos. Independente dos procedimentos e métodos escolhidos, o assessment envolve algumas etapas essenciais, como:

Análise de necessidades

Antes de dar início a avaliação, é importante que a empresa tenha uma compreensão clara sobre suas metas, para assim, encontrar as lacunas na organização. A partir disso, será possível escolher o tipo de assessment mais adequado para a empresa alcançar seus objetivos.

Planejamento

Durante o planejamento, a empresa deve estabelecer as habilidades que serão avaliadas (core, soft e hard skills). Ao longo desta etapa também será definido os métodos e as técnicas de aplicação do assessment que serão utilizados, bem como os dados que serão coletados e utilizados para a avaliação.

Análise de resultados

Com os métodos de aplicação definidos, é preciso definir também os indicadores de avaliação que serão utilizados para analisar os resultados.

Como funciona a análise dos relatórios de Assessment?

Aplicada a avaliação sobre as competências e habilidades dos colaboradores, serão criados relatórios completos com o escaneamento geral do perfil dos profissionais. Para uma visão mais abrangente e assertiva sobre a situação dos processos internos da empresa, os relatórios combinam análises quantitativas e qualitativas.

Entenda um pouco mais as diferenças entre essas análises que abordam os dados com perspectivas diferentes, mas complementares, possibilitando um diagnóstico mais completo.

Análise Quantitativa

Com um enfoque maior nos dados mensuráveis, a análise quantitativa irá fazer a avaliação de desempenho com base nas métricas observadas. Essa análise envolve técnicas estatísticas para calcular os padrões e tendências apresentados pela equipe e seu desempenho. Essa abordagem é muito importante para obter insights mais objetivos, fornecendo uma base sólida para tomadas de decisão.

Análise Qualitativa

A análise qualitativa irá abordar os dados com uma perspectiva mais interpretativa. Buscando compreender as informações coletadas com a revisão das entrevistas e outras questões subjetivas presentes no relatório. Essa análise é importante para aprofundar o entendimento da gestão sobre o contexto organizacional.

Muito importante para uma gestão inteligente e eficaz, o Assessment oferece uma base de informações essenciais para o desenvolvimento de novas estratégias em diversos âmbitos da empresa, como programas de treinamento bem direcionados, reorganização de pessoal ou de processos, aumento do engajamento cultural e outras melhorias essenciais para o crescimento da organização.

Promova as mudanças que sua organização precisa com o suporte especializado da 4Search. Com ampla experiência no mercado, nós desenvolvemos soluções inteligentes em Executive Search, Mapeamento de Competências e Assessment, Succession Planning, Pesquisa de clima organizacional e outros serviços de RH para você garantir uma gestão mais estratégica e eficiente.

Continue acompanhando nosso blog para mais artigos sobre gestão de pessoas. Acompanhe também nossos perfis no LinkedIn, Instagram e Facebook para ficar por dentro das discussões mais relevantes sobre o mercado de trabalho.

Comentários para este post