Por que terceirizar o processo de recrutamento e seleção? Junho 09/2021 - Corporações

Por que terceirizar o processo de recrutamento e seleção?

Encontrar os melhores perfis para cada cargo é fundamental em uma empresa de sucesso, por isso o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores deve ser feito por profissionais especializados. Para isso, muitas organizações optam por terceirizar a contratação, o que aumenta a eficiência e a objetividade do processo.

Os profissionais que possuem as competências e habilidades necessárias para os cargos que irão ocupar são muito valorizados no mercado, já que contratar as pessoas certas ajuda a reduzir o turnover da empresa e aumentar a produtividade da equipe.

Assim, quanto mais especializado for o recrutamento e seleção, maiores as chances de encontrar os talentos com o perfil adequado e que irão trazer melhores resultados para a organização.

Atualmente, o setor de Recursos Humanos, responsável pela contratação de novos colaboradores, está assumindo uma função cada vez mais estratégica e menos operacional dentro das organizações.

Com isso, o objetivo é que os profissionais internos possam participar das decisões estratégicas e encontrar novas formas de agregar valor ao negócio e ao desenvolvimento das pessoas.

Para atender a esta demanda, as empresas estão investindo na terceirização de processos seletivos, especialmente para vagas C-Level, que exigem conhecimentos específicos para fazer a análise dos perfis e uma boa rede de contatos.

A importância de contratar um Headhunter para realizar entrevistas de emprego

O Headhunter é um profissional especializado que tem a função de encontrar os melhores talentos do mercado para ocupar cargos de especialistas e executivos em empresas que contratam o serviço de Executive Search.

Nesse processo, além do currículo dos candidatos, também são levadas em consideração suas competências e habilidades que podem contribuir para a organização.

Esse trabalho é fundamental para a contratação de executivos, profissionais em posições estratégicas de gestão e especialistas de alta complexidade, já que nem sempre esses talentos estão à procura de novas oportunidades.

Nesses casos, o Headhunter também atua para persuadir e mostrar ao candidato as vantagens que uma nova posição irá trazer para a sua carreira.

Durante esse processo, o trabalho de mapeamento do mercado em busca do talento adequado à empresa é seguido por uma seleção técnica e comportamental, em que os candidatos mais aderentes à vaga são escolhidos para serem apresentados à organização.

O processo de entrevistas e negociações passa, então, a ser realizado pela organização com o acompanhamento do Headhunter, que tem uma visão mais ampla do mercado e pode ajudar a fazer perguntas estratégicas ao candidato.

Contar com um profissional de fora do dia a dia da organização também torna a entrevista mais objetiva e imparcial, já que o especialista irá se concentrar nas questões relacionadas à experiência dos talentos, suas soft skills e qualificações. 

Em cargos de alto nível, como CEO, COO e CFO, por exemplo, é ainda mais importante fazer entrevistas aprofundadas, exigindo conhecimentos específicos que, muitas vezes, os recrutadores não possuem.

Ao contratar um serviço de Executive Search, realizado pelo Headhunter, é possível tornar o processo mais ágil e eficiente, pois os candidatos têm maior aderência ao cargo e à organização.

Para saber mais sobre as vantagens de terceirizar o processo de recrutamento e seleção de executivos, confira nosso artigo sobre Executive Search.

Comentários para este post