Gamificação no RH: quais as vantagens e como utilizar? Janeiro 17/2022 - Corporações

Gamificação no RH: quais as vantagens e como utilizar?

Os profissionais de Recursos Humanos estão sempre atentos às novidades do setor e em busca de inovações, ferramentas e tendências que ajudam a aumentar a eficiência dos processos e tornar os colaboradores mais engajados. Para isso, a gamificação é um método que está ganhando espaço nas organizações, pois ajuda no desenvolvimento dos profissionais e da cultura da empresa.

A gamificação no RH é uma estratégia que contribui para deixar o ambiente de trabalho mais estimulante e prazeroso. Continue lendo e conheça as vantagens de inovar e inserir elementos de jogos no dia a dia da empresa.

Como funciona a gamificação no RH?

Gamification, também conhecida como gamificação, é uma forma lúdica e criativa de engajar os colaboradores, tornando as tarefas do dia a dia mais interativas e, com isso, mais prazerosas.

A inclusão de elementos de jogos no ambiente de trabalho contribui para incentivar os profissionais a obterem os melhores resultados e aumentar seu desempenho de maneira geral, além de auxiliar na memorização de informações.

Para isso, a estratégia pode envolver competições, times, fases e até mesmo prêmios e recompensas para manter as pessoas envolvidas na conquista dos objetivos.

Na área de gestão de pessoas, a gamificação pode ser incorporada no treinamento dos colaboradores, no onboarding de novos funcionários, na comunicação interna e no recrutamento e seleção de talentos.

Alguns exemplos são:

  • Simulação da realidade do negócio por meio de um jogo ou realidade virtual para apresentar a empresa a um novo funcionário;
  • Atividades de conquista de novas habilidades profissionais e consequente ganho de pontos a partir da finalização de cada fase;
  • Treinamento e identificação de novos gestores por meio de um jogo de perguntas e tomada de decisões;
  • Onboarding que recompensa a conclusão de etapas à medida que o colaborador avança no treinamento.

Vantagens da gamificação na gestão de pessoas

A aplicação de conceitos e design de jogos na gestão de pessoas tem diversos benefícios para a empresa e para o desenvolvimento dos colaboradores. Conheça as principais vantagens dessa estratégia de RH:

  • Melhora no engajamento e motivação

Os jogos são atividades lúdicas e descontraídas que ajudam a estimular os profissionais no cumprimento de tarefas cotidianas, consequentemente melhorando os resultados.

A gamificação no RH serve ainda como um incentivo constante aos profissionais, melhorando sua relação com a empresa e proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável.

  • Reconhecimento e retenção de talentos

As atividades de jogos e interação são uma forma inovadora de avaliar o desempenho dos colaboradores, pois dessa forma é possível identificar determinadas qualidades que poderiam passar despercebidas no dia a dia.

Além disso, essa estratégia melhora a percepção que os profissionais têm sobre a empresa, pois sentem-se valorizados e são recompensados pelo seu desempenho nas atividades, o que contribui para aumentar a retenção de talentos.

  • Treinamento contínuo

Os desafios propostos durante o processo também funcionam como uma ferramenta de treinamento contínuo, já que os colaboradores precisam tomar decisões para resolver as etapas e obtêm aprendizados diferentes em cada uma.

Os treinamentos que utilizam a lógica de jogos e elementos de diversão costumam ser mais eficientes do que os modelos tradicionais, pois estimulam o acesso às informações de maneira lúdica e interativa, resultando na melhora do desempenho individual e coletivo.

A gamificação no RH traz diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores e é uma estratégia de gestão de pessoas que tende a crescer nos próximos anos. Confira nosso texto e conheça as 5 principais tendências de Recursos Humanos.

Comentários para este post