Como avaliar a pretensão salarial dos candidatos? Junho 15/2022 - Dicas

Como avaliar a pretensão salarial dos candidatos?

Um dos pontos mais importantes em um processo de recrutamento e seleção é o ajuste de expectativas entre os profissionais e a empresa. Por isso, é preciso avaliar a pretensão salarial dos candidatos para saber se está alinhada ao que a companhia pode oferecer, o cenário do mercado e o nível de responsabilidade do cargo.

A pretensão salarial do candidato faz parte do processo seletivo pois, além de analisar suas competências técnicas e comportamentais, o recrutador também deve avaliar se o talento estará satisfeito com o que a empresa tem a oferecer como remuneração. Saber o que o profissional espera e se a proposta se encaixa com a organização também ajuda a reduzir a taxa de turnover.

Ao avaliar a pretensão salarial dos candidatos, os pontos mais importantes são:

1. Análise de mercado

Quando falamos em cargos e salários, a pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para avaliar a coerência da proposta do candidato com a realidade mercadológica.

O recrutador, que deve sempre se manter atualizado a respeito do contexto de mercado, deve ter em mente que algumas áreas têm uma demanda maior e, por isso, pressupõem um salário mais alto.

Essa análise inicial também ajuda a compreender se o talento está sendo coerente com suas expectativas salariais.

2. Perfil do candidato

Em alguns casos, a pretensão do candidato pode estar dentro da faixa salarial da empresa, mas é preciso analisar seu fit cultural, habilidades técnicas e comportamentais, experiência, entre outros fatores.

Por isso, é importante que o recrutador analise quais são os valores e objetivos profissionais e pessoais do candidato, bem como o ajuste às competências e conhecimentos técnicos exigidos para a vaga.

Dependendo da qualificação e do alinhamento geral do candidato, é possível negociar certa flexibilidade com relação ao salário oferecido pela organização.

3. Responsabilidades da vaga

Outro ponto importante para analisar a pretensão salarial do candidato é o nível de responsabilidade exigido para o cargo.

Cargos de liderança, por exemplo, exigem salários mais elevados devido à necessidade de experiência, responsabilidade e participação em processos de tomadas de decisão.

Assim, a remuneração deve levar em conta o potencial do talento, sua qualificação para os requisitos da vaga e as experiências anteriores que podem contribuir para o seu desempenho futuro.

4. Organograma empresarial

Para manter a saúde financeira e estrutural da organização, é importante consultar o organograma empresarial de modo a garantir que a pretensão do candidato é compatível com o plano de cargos e salários da empresa.

Além disso, a remuneração do novo contratado deve estar de acordo com a estrutura hierárquica estipulada anteriormente, evitando possíveis problemas de relacionamento com os outros colaboradores e evitando ferir as diretrizes internas.

Essa é uma ferramenta muito importante para a gestão de pessoas e ajuda a analisar a pretensão salarial dos candidatos durante o processo seletivo. Para saber mais sobre o plano de cargos e salários, confira nosso artigo sobre o tema.

Comentários para este post