Auditoria em Recursos Humanos: o que é e qual seu objetivo? Marco 05/2021 - Corporações

Auditoria em Recursos Humanos: o que é e qual seu objetivo?

Assim como é importante acompanhar o desempenho dos colaboradores, é fundamental que as empresas tenham formas de mensurar os resultados dos departamentos e identificar os pontos que podem ser melhorados. Para isso, a auditoria de Recursos Humanos deve ser realizada periodicamente para que a organização continue evoluindo seus processos na área.

A auditoria em Recursos Humanos é uma análise global das práticas e procedimentos do setor, buscando uma avaliação do seu funcionamento para corrigir possíveis desvios e manter a empresa alinhada aos seus valores organizacionais.

Assim, o objetivo da autoria em RH é verificar as práticas de gestão de pessoas e analisar o andamento do trabalho para, então, propor melhorias e ajudar na prevenção de riscos trabalhistas para as empresas.

Este acompanhamento é feito com base nos próprios sistemas ou processos de gestão de pessoas e, quanto maior e mais descentralizada a organização, maior a necessidade de uma avaliação detalhada.

Dessa forma, é possível verificar a contribuição do RH para os objetivos e resultados da organização, junto à eficácia do treinamento e desenvolvimento de pessoas. 

Além disso, a empresa tem a oportunidade de revisar os custos de remuneração, benefícios sociais, relação sindical e outros aspectos relacionados à quantidade, qualidade, tempo e custos.

Após a auditoria, a organização que está sendo avaliada recebe um relatório com os principais indicadores de motivação no trabalho, qualidade de liderança, eficiência da supervisão, desenvolvimento dos colaboradores e gestores, entre outras informações importantes.

Esse processo também envolve a realização de uma pesquisa de clima organizacional para identificar e descrever o nível de satisfação e o grau de engajamento dos colaboradores com a empresa.

Para isso, é preciso compreender as referências estratégicas, organizacionais e os componentes estruturais que compõem a empresa. 

A partir disso, a organização pode tomar decisões mais assertivas e agir para alterar positivamente o ambiente e melhorar a performance dos colaboradores.

A pesquisa, assim como a auditoria, tem o objetivo de reconhecer as oportunidades de melhoria e identificar possíveis barreiras que estão impedindo o crescimento da organização.

Com isso, também aumentam as chances de gerar ideias inovadoras e encontrar formas de melhorar cada vez mais a gestão de pessoas.

Auditoria em RH e pesquisa de clima organizacional

O clima organizacional é formado por diversos fatores que influenciam o comportamento, a motivação dos profissionais e a forma como executam suas funções dentro da empresa. 

Por isso, organizações de todos os portes e segmentos estão investindo cada vez mais na construção de um ambiente agradável, já que estudos e pesquisas demonstram que colaboradores felizes e autoconfiantes são mais produtivos.

Com uma pesquisa realizada por profissionais especializados, a empresa tem informações concretas para formular novas estratégias e melhorar seus objetivos internos, garantindo que todos estão alinhados.

Da mesma forma, a empresa que realiza auditorias periódicas deseja realizar uma autoanálise e conhecer melhor suas práticas e processos, buscando formas de superar os obstáculos e conquistar resultados cada vez melhores.

Agora que você já sabe o que é e qual o objetivo de uma auditoria de Recursos Humanos, entenda o impacto do clima organizacional nas empresas e saiba como melhorá-lo.

Comentários para este post