5 dicas para a contratação de executivos Julho 08/2022 - Executivos

5 dicas para a contratação de executivos

O processo de recrutamento e seleção costuma ser bastante complexo e exige muito cuidado dos recrutadores. Quando falamos em contratação de executivos, a atenção deve ser redobrada por ser um cargo de alto nível e com grandes responsabilidades.

Em geral, cargos C-Level envolvem a gestão de pessoas e recursos, por isso uma falha na escolha do candidato pode causar prejuízos para a empresa. Com um processo seletivo bem planejado e realizado com o apoio de uma consultoria especializada, é possível aumentar a eficiência na contratação de executivos.

Como fazer a contratação de executivos?

Continue lendo e confira nossas dicas para aprimorar o processo seletivo na sua organização:

1. Trace o perfil do candidato ideal

Antes de anunciar a oportunidade publicamente, é importante fazer uma reunião de alinhamento entre os recrutadores, gestores e outros profissionais relacionados ao cargo. 

Nessa etapa será definida a estratégia de busca e os principais requisitos que o candidato deve preencher para ocupar a função determinada.

Além disso, é preciso definir quais são as habilidades e competências ideais e as necessárias para o desempenho das atividades, bem como o alinhamento entre a cultura da empresa e do colaborador. 

O chamado fit cultural consiste em analisar o perfil do talento para verificar sua adesão ao ambiente de trabalho e cultura organizacional da empresa. 

Ao considerar esses elementos durante o processo seletivo, o recrutador também está considerando o futuro da empresa e do profissional, pois ele acaba tendo uma visão mais estratégica da organização, assim como disposição para colocá-la em prática.

2. Mapeie as necessidades da vaga 

A etapa de planejamento também envolve a definição dos parâmetros da seleção e um cronograma com as datas para o anúncio da vaga, triagem de currículos, realização de entrevistas e finalização do processo.

Com um planejamento bem estruturado, o processo tem mais chances de ser bem-sucedido, por isso é o momento de estabelecer quais serão os testes comportamentais, psicológicos e de conhecimento para avaliar as habilidades dos talentos.

Ao recrutar executivos, é importante preparar um roteiro de entrevistas para compreender os conhecimentos, habilidades, estilo atitudinal, motivação, valores e, consequentemente, as entregas e resultados atingidos durante sua vida profissional.

Com isso, é possível ter um processo mais objetivo e rigoroso, reduzindo as chances de uma contratação equivocada.

3. Crie uma job description adequada

Job description é a descrição do trabalho criada para anunciar uma vaga de emprego e é por meio dele que a empresa especifica qual profissional está buscando, as funções que serão realizadas, as qualificações necessárias e outras informações para convencer os melhores profissionais do mercado a fazerem parte do seu time.

Na maioria das vezes é a primeira fonte de informação do profissional sobre o cargo (e também sobre a organização) e é a partir dessa descrição que ele decide se irá realizar a candidatura ou não.

Portanto, é preciso elaborar uma descrição de vaga clara e informativa, ao mesmo tempo em que desperta o interesse de futuros candidatos. 

A descrição de cargo também tem a função de fazer um filtro inicial sobre o tipo de candidato que a empresa busca. Tanto a linguagem quanto o local de divulgação adotados servem como uma primeira triagem em busca do profissional mais adequado à função.

4. Avalie as soft e hard skills dos executivos

O mapeamento de mercado é uma avaliação de quais profissionais serão abordados, que cargos ocupam e quais são as suas principais responsabilidades, analisando as características técnicas do candidato para selecionar os que irão participar das entrevistas.

A avaliação é baseada nas realizações do profissional em seu escopo de trabalho, ou seja, se ele é da área de finanças, operação, recursos humanos, marketing etc.

Nessa etapa, são avaliadas tanto as habilidades técnicas (hard skills) quanto as soft skills dos candidatos, principalmente as competências relacionadas a liderança, gestão de pessoas e autogestão, dependendo da descrição do cargo.

5. Conte com uma consultoria especializada em Executive Search

O processo de recrutamento e seleção de executivos, também chamado de Executive Search, é uma tarefa com grande impacto para a organização, já que uma contratação equivocada pode influenciar o desempenho de todo o setor. 

Esse processo também é mais complexo e demanda mais tempo do que contratações para outros cargos, por isso é importante contar com o apoio de especialistas.

A 4Search é uma empresa de consultoria especializada em Recursos Humanos que tem como missão identificar e selecionar profissionais de diferentes funções e mercados, através de um processo estruturado. 

Nosso objetivo é ajudar os clientes a identificar o perfil mais aderente às suas necessidades e que irão agregar valor efetivo ao seu negócio.

Para saber mais sobre o Executive Search e quais as vantagens de contratar uma empresa especializada na contratação de executivos, entre em contato conosco.

Comentários para este post