4 dicas de como contratar para cargos estratégicos Abril 18/2022 - Corporações

4 dicas de como contratar para cargos estratégicos

Os processos de recrutamento e seleção são responsáveis por definir quem serão os profissionais que levarão a empresa a atingir seus objetivos, portanto, exigem muita atenção e cautela. A contratação para cargos estratégicos exige um cuidado ainda maior, por isso muitas organizações optam pelo Executive Search.

Contratar para cargos estratégicos envolve a seleção de profissionais para posições em níveis diretivos e gerenciais, supervisores e coordenadores ou mesmo profissionais de nível superior, quando especializados. 

Além de buscar pessoas éticas e capacitadas para preencher essas funções, é importante entender a necessidade de uma cultura empresarial sólida, com valores consolidados e um posicionamento de mercado que chame a atenção dos candidatos.

Dessa forma, é possível atrair profissionais com o perfil adequado para a vaga e fit cultural com a organização.

Passo a passo para contratar cargos estratégicos

1. Defina os parâmetros para o recrutamento

Quanto mais estratégico for o cargo dentro da estrutura da organização, mais atenção o processo irá demandar, por isso é fundamental ter um planejamento.

Antes de começar a avaliar os currículos, é preciso ter a definição de dois perfis: o da vaga e o do candidato. Enquanto a descrição da vaga estabelece o que a empresa realmente necessita, o perfil do candidato descreve o profissional ideal para ocupar aquela função.

Assim, ao analisar o texto do recrutamento, o candidato sabe exatamente quais funções serão de sua responsabilidade, quais as habilidades desejadas e como é a cultura empresarial – principalmente seus valores e objetivos a longo prazo.

O perfil do candidato também servirá como uma base e um guia para as próximas etapas, ajudando a identificar os profissionais mais aderentes ao cargo e à empresa.

2. Faça uma divulgação estratégica

Atualmente, com tantos recursos tecnológicos, as empresas têm grande facilidade em divulgar novas oportunidades, seja em redes sociais ou sites de divulgação de vagas e bancos de currículos.

Porém, em cargos estratégicos nem sempre os candidatos ideais estão disponíveis no mercado ou têm acesso à divulgação da vaga.

Por ser um público muito específico e capacitado, os métodos de recrutamento também devem ser. Para isso, muitas empresas optam por contratar um Headhunter que, com seu amplo networking e técnicas de seleção, torna o processo mais rápido e eficiente.

3. Realize entrevistas por competências

Após o período de análise de currículos, são iniciadas as entrevistas, parte fundamental do processo de recrutamento e seleção.

Nesta etapa, usar o método de entrevistas por competências traz resultados altamente satisfatórios, pois o candidato é avaliado com base na identificação de seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

Por meio do Assessment, é possível perceber as qualidades e limitações do candidato de forma consistente, contribuindo para o recrutamento e também para o autoconhecimento do profissional.

4. Conte com uma consultoria de Executive Search

Como você viu, contratar profissionais para cargos de alta gerência é um grande desafio e exige conhecimentos específicos para avaliar se o candidato tem o perfil adequado à empresa e ao cargo.

Além disso, devido à alta complexidade dos cargos executivos, em geral essas pessoas já estão trabalhando ou não estão cadastradas em sites de recrutamento tradicionais. 

Para isso, networking e experiência em recrutamento para essas funções são fundamentais para uma contratação adequada.

Contar com Headhunters especializados em Executive Search torna o processo seletivo mais preciso e eficiente, já que a seleção é feita para atender às necessidades da empresa e encontrar profissionais que agreguem valor ao negócio.

Outra vantagem de uma consultoria especializada é a economia de recursos, pois contratações equivocadas prejudicam os resultados da equipe e têm impacto na imagem da marca perante o mercado e seus clientes.

Assim, a melhor maneira de contratar para cargos estratégicos é contar com profissionais especializados em Executive Search. Entre em contato conosco e saiba como aumentar a eficiência do processo de recrutamento e seleção de executivos.

 

 

 

 

Comentários para este post