Qual a diferença do RH Estratégico para o RH Tradicional? Fevereiro 22/2023 - Corporações

Qual a diferença do RH Estratégico para o RH Tradicional?

A atuação do setor de Recursos Humanos (RH) de uma organização interfere em várias frentes do negócio, não apenas em processos seletivos ou questões relacionadas à admissão e demissões de colaboradores. 

A forma como os times estão organizados, suas funções e demandas, estão relacionadas com a produtividade das equipes e, consequentemente, com a lucratividade da empresa

Mas, para que os melhores resultados sejam alcançados, os times precisam estar em sintonia, com demandas de trabalho condizentes com prazos propostos e que sejam estimulados constantemente a se desenvolver. 

É nesse contexto que o RH ganha destaque, já que será por meio dele que irão surgir iniciativas benéficas para a empresa. 

As necessidades das empresas mudaram nos últimos anos, o que estimulou uma adequação no departamento de recursos humanos

Diante disso, é preciso entender as diferenças entre as abordagens de RH tradicional e o RH estratégico e como são as atuações de cada um deles. 

Esse artigo vai abordar essas diferenças, confira! 

Como é o RH tradicional?

O próprio nome já sugere como o RH tradicional se comporta diante da empresa como um todo. 

Execução de tarefas repetitivas, muito mais burocráticas do que flexíveis, são características comuns de um setor de RH tradicional. 

O principal objetivo, nesse modelo, é a execução de tarefas, sem refletir sobre como essas ações podem agregar na rotina dos setores. 

Essa inflexibilidade é bastante presente também em propor atividades para a empresa que possam promover uma integração maior. 

As tarefas que fazem parte da rotina do RH tradicional, na maioria das vezes, são: 

  • Procedimentos que envolvem recrutamento e seleção, admissão e demissão;  
  • Organização de treinamentos para funcionários recém-chegados na organização; 
  • Apoio sobre dúvidas relacionadas ao pagamento de salários e benefícios; 
  • Processamento e cálculos relativos à folha de pagamento.

As relações de trabalho estimuladas pelo RH tradicional também seguem uma lógica hierárquica e uma distância entre as posições mais elevadas dentro da organização.   

Conheça o RH estratégico 

O RH estratégico se consolidou nas empresas como uma resposta às demandas dos colaboradores, que são muito diferentes do que eram alguns anos atrás. 

Atualmente, não é apenas o salário que assegura a permanência de alguém em uma empresa. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Mercer, 43% dos brasileiros almejam uma maior flexibilidade no ambiente de trabalho, o que inclui modelos de trabalho remoto e híbrido, por exemplo. 

O estudo revelou ainda que 74% dos entrevistados acreditam que as empresas onde atuam seriam mais bem-sucedidas se disponibilizassem um regime totalmente remoto ou mesmo híbrido. 

Nesses casos, é de responsabilidade do setor de RH em conjunto com os gestores a viabilidade de modelos mais flexíveis de trabalho, que não interfiram na produtividade e que levem em consideração a preferência dos funcionários da empresa. 

Quais são as principais diferenças entre os dois?

As diferenças entre o RH estratégico e o RH tradicional se manifestam principalmente na maneira de organização das rotinas e planejamento de processos.

Enquanto o RH tradicional é voltado para rotinas burocráticas, como o planejamento e organização de processo seletivo, o RH estratégico está em constante contato com os outros setores da empresa, buscando formas de aproximar os departamentos com os objetivos do negócio. 

Os profissionais de um RH estratégico também orientam suas decisões em dados, por meio de ferramentas de Business Intelligence (BI), o que faz com que informações sejam acessadas facilmente, além da observação de quais setores estão com custos mais elevados, por exemplo. 

Segundo a Deloitte, 56% das empresas estão alterando as estruturas de seus processos de RH para implementar mais ferramentas digitais de apoio às demandas. 

Como tornar o RH mais estratégico 

Depois de apresentar as diferenças de cada um dos modelos de Recursos Humanos, fica evidente o quanto o RH estratégico consegue ter uma atuação ampla dentro da empresa, que vai além de tarefas repetitivas. 

Quando o RH está mais próximo das equipes, possibilita que as contratações sejam muito mais compatíveis com a realidade da empresa, já que as reais necessidades dos departamentos serão consideradas durante o processo seletivo. 

Além de promover contratações assertivas, o índice de turnover também diminui, porque os funcionários percebem o quanto a gestão e o RH se esforçam para promover integração e desenvolvimento profissional. 

Neste ponto, de promover formas da equipe se desenvolver profissionalmente, outro ponto importante é o de comunicação interna entre as equipes e com o setor de RH. 

A ideia de que no momento que um funcionário é chamado para comparecer no RH isso significa algo ruim, é uma noção que fortalece essa relação distante do RH com os setores e com as pessoas. 

O RH pode promover feedbacks, conversas sobre saúde mental e objetivos profissionais a longo e curto prazo. 

A terceirização de tarefas que levam muito tempo também podem ser consideradas, permitindo que o RH invista esforços em outras demandas importantes para a organização. 

A realização de Pesquisa de Clima e Engajamento Organizacional também pode medir a satisfação dos funcionários e, a partir desses resultados, podem ser implementadas ações para melhorar os pontos que foram mencionados de forma negativa. 

Identificou qual o tipo de RH presente atualmente em sua empresa? Conte com a 4Search para deixar o seu setor de Recursos Humanos completo, otimizado e com custos reduzidos.

Comentários para este post