Plano de sucessão: como o novo líder pode administrar a cultura organizacional? Outubro 21/2019 - Corporações

Plano de sucessão: como o novo líder pode administrar a cultura organizacional?

Um dos maiores erros das organizações é tratar a sucessão dos líderes como um evento isolado e não um processo. Para que a transição entre cargos de alta gestão seja realizada da melhor forma possível, é preciso elaborar um plano de sucessão respeitando as particularidades e a cultura organizacional da empresa.

Planejar a transição de líderes envolve diversos aspectos estratégicos, de gestão, emocionais e comportamentais. Dessa forma, cada plano de sucessão deve ser único de acordo com o perfil da organização, o ambiente e os colaboradores. 

Toda empresa tem uma cultura organizacional e um dos desafios da transição é conduzir o processo sem que a empresa perca sua “personalidade”. Conheça alguns benefícios da cultura organizacional para a empresa:

  • Promoção de um ambiente de trabalho melhor;
  • Aumento do engajamento dos colaboradores;
  • Retenção de talentos;
  • Seleção dos melhores profissionais;
  • Construção de uma imagem sólida da organização;
  • Unidade entre os colaboradores;
  • Aumento da produtividade.

A cultura organizacional da empresa deve se refletir no relacionamento com clientes, fornecedores, concorrentes e entre os próprios colaboradores. Os valores internos devem ser colocados em prática no dia a dia, por meio do comportamento e das atitudes de todos os envolvidos.

No entanto, a cultura organizacional não precisa ser rigorosa e pode se alterar com o tempo. Essa mudança pode acontecer lentamente como uma adaptação à realidade econômica, política e cultural, ou instituída por uma nova liderança, por exemplo.

Em todos os casos, os colaboradores são os primeiros a perceberem as mudanças na organização e os líderes precisam estar atentos para garantir que todos continuem alinhados aos objetivos e metas organizacionais.

Além disso, a mudança na cultura organizacional também pode criar resistência dentro da empresa. Se esse processo for planejado e colocado em prática de forma gradual e transparente, pode não impactar o dia a dia dos trabalhadores, mas alterações repentinas podem gerar insatisfação e a empresa precisa estar preparada para lidar com esse cenário. 

Como novos líderes podem gerenciar a cultura organizacional da empresa?

Um plano de sucessão bem elaborado ajuda a minimizar o impacto da mudança das lideranças no dia a dia da organização. Para isso, as empresas precisam colocar em prática ações como avaliação de performance individual, planos de investimento em formação, reuniões de feedback, planos de carreira, Assessment (LINK) e incentivo ao surgimento de talentos dentro da própria organização.

Assim, antes de elaborar o plano de sucessão a organização precisa ter práticas para atrair talentos do mercado, promover a evolução constante dos colaboradores e estimular o engajamento e a retenção desses talentos. Para isso, a cultura organizacional tem o papel de criar um ambiente de trabalho agradável e fazer com que os colaboradores percebam que podem contribuir e deixar sua marca na instituição.

Além disso, para ter um plano de sucessão bem desenvolvido e criado de acordo com as características da empresa, é preciso investir no desenvolvimento individual dos colaboradores. Com isso é possível identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada um e incentivar o aprendizado.

Muitas empresas têm dificuldades de encontrar sucessores dentro de suas próprias equipes. Por isso, antes de criar um plano de sucessão é preciso investir em gestão de pessoas e na construção de uma cultura organizacional que leve em conta as particularidades da empresa.

Ao adotar boas práticas de gestão de pessoas e investir no desenvolvimento individual dos colaboradores é possível selecionar líderes que evoluíram junto com a empresa e fazem parte da cultura organizacional. Dessa forma, o processo de Assessment irá ajudar a identificar esses talentos e elaborar um plano de sucessão que selecione os talentos ideais para as posições de liderança.

Para realizar o plano de sucessão sem colocar em risco a cultura organizacional é possível contratar uma empresa de consultoria especializada em RH. A 4Search realiza o serviço de Succession Planning de acordo com as características e as necessidades de cada organização. Para saber mais, entre em contato com os nossos consultores.

Comentários para este post