Pesquisa de Clima impulsionando os negócios Junho 29/2017 - Corporações

Pesquisa de Clima impulsionando os negócios

Com certeza você já ouviu falar que “pessoas motivadas produzem mais”, mas profissionais motivados e engajados proporcionam uma entrega duradoura e sustentável para a organização, além de disseminar esse hábito para os demais colaboradores.

No entanto a satisfação e o engajamento dos colaboradores dependem, em parte, do ambiente organizacional onde trabalham. Uma forma de saber medir como está este ambiente e como ele está influenciando no comportamento de seus colaboradores, é medindo o clima organizacional através de uma Pesquisa.

É rápido conduzir uma Pesquisa de Clima?

Para se obter informações sobre o clima organizacional, a área de Recursos Humanos da empresa pode recorrer à diferentes estratégias que lhe permitam ter conhecimento da real situação de clima, desde a simples observação e acompanhamento diário, como a aplicação de uma metodologia estruturada e com técnicas de mensuração.

Quando se opta pela Pesquisa de Clima o objetivo é adquirir informações de maneira rápida, estruturada, de forma segura e sigilosa, além de ser uma abordagem mais completa, sendo capaz de explorar diferentes fatores que podem estar relacionados à satisfação ou insatisfação dos colaboradores. A velocidade de uma Pesquisa pode ser adquirida pelo uso de sistemas WEB de coleta de respostas e por sistemas de relatórios dinâmicos.

Ao escolher a Pesquisa de Clima, a principal questão não deve ser somente a velocidade, pois quando se trata de ambiente, embora haja urgência de tomada de ações a respeito, a mesma urgência, pode gerar riscos na qualidade dos dados coletados.

Qual é o melhor tipo de pesquisa para minha empresa? Qualitativa ou quantitativa?

A pesquisa quantitativa é mais rápida no sentido de coleta de dados, pois consiste num questionário que pode ser respondido online ou em formulário, mas posteriormente é digitalizado e processado por um sistema. A análise e interpretação dos dados são feitas por um consultor especializado.

A pesquisa qualitativa por sua vez, só existe após uma pesquisa quantitativa. Esta última gera dados sobre os quais o Consultor orienta sua pesquisa qualitativa.

 Através da pesquisa qualitativa há complementariedade de informações às obtidas na pesquisa inicial. O objetivo é explorar os aspectos de maior relevância, assim como ouvir de grupos de colaboradores o que eles esperam da empresa em relação aos aspectos de insatisfação. Embora, a pesquisa qualitativa seja presencial, o sigilo também é garantido, de forma que a empresa tem conhecimento do resultado da opinião dos grupos e não da opinião de cada participante.

Uma pesquisa de clima ideal se dá pela combinação das 2 técnicas: Quantitativa + qualitativa.

Empresas de grande porte podem fazer pesquisas qualitativas?

Uma preocupação das grandes empresas é que devido ao volume de colaboradores, seriam necessários, muitos grupos, o que demandaria muito tempo e, portanto, custo muito alto. E isso seria um entrave para a realização de um processo como esse numa grande empresa.

No entanto, consideramos a existência de um ponto de saturação das hipóteses e, por isso, os grupos são montados de acordo com características específicas e tem número limitado, o que garante a qualidade do processo com um custo acessível ao cliente.

Gostaria de saber mais sobre nossa Pesquisa de Clima Organizacional? Mande sua dúvida sobre Pesquisa de Clima para [email protected]

Comentários para este post