Dia Internacional da Mulher Marco 08/2019 - Executivos

Dia Internacional da Mulher

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e com certeza você sabe disso porque já viu diversas promoções, comemorações e até homenagens hoje.  Mas porque só hoje é comemorado o dia delas? Os demais são dos homens? Qual a relevância dessa data?

Historicamente falando, a criação dessa data é agregada a luta das operárias por melhores condições de trabalho, vida e voto. Principalmente na Europa e Estados Unidos, locais em que a jornada de trabalho chegava a 15 horas diárias e com salários muito incompatíveis a tais esforços. Mesmo a luta sendo iniciada em 1908, somente em 1921 é que foi oficializada a data de 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, 14 anos depois da manifestação de mais de 90 mil russas em luta de melhores condições de trabalho.  Oficialmente, a Organização das Nações Unidas adotou essa data somente em 1977.

Quarenta anos depois, essa data se mostra muito importante, principalmente no cenário atual de lutas sociais e conscientização sobre a valorização da mulher, em especial no mercado de trabalho brasileiro. Especialmente se levarmos em consideração que dentre os mais de 207 milhões de brasileiros,mais de 105 milhões de mulheres e entre elas há uma taxa de desemprego de 13,8%. Claro que a crise dos últimos dois anos foi generalizada, porém houveram mais desligamentos entre as mulheres do que entre os homens, visto que elas representaram mais de 50,3% das pessoas demitidas no último ano. Demonstrando que ainda há uma desigualdade entre os sexos em se tratando de mercado de trabalho, concretizando a necessidade da continuidade da luta das mulheres por seus diretos e por seu espaço.

Nas maiores companhias do mundo já vemos diversas mulheres ocupando cargos de conselheiras, diretoras e presidentes e a cada dia isso se torna mais comum, mesmo com a maior parte das mulheres assumindo responsabilidades que vão além do trabalho formal. Tais como cuidar da educação dos filhos e afazeres domésticos, dado esse demonstrado no estudo sobre o retrato das desigualdades de gênero e raça feito pelo IBGE que afirma que 90% das mulheres afirmam ter tais atribuições enquanto apenas 50% dos homens o fazem. Demonstrando o quão dinâmica, resistente e batalhadora uma mulher pode ser, assumindo diversas funções e em muitos casos em cima de um salto alto.

Então se pode afirmar com toda certeza que a data de hoje é um marco indispensável para todas as mulheres, independentemente de suas ideologias, crenças, cores, portes físicos. O Dia Internacional da Mulher é uma representação da força que todas essas mulheres têm e o quanto são batalhadoras quando tem um objetivo comum.

Aqui fica nossos parabéns a todas as mulheres que todos os dias lutam para mostrar que não desistiremos antes de conquistar o nosso lugar no mundo!

 

Comentários para este post