Conheça 5 características procuradas no Executive Search Outubro 21/2019 - Executivos

Conheça 5 características procuradas no Executive Search

O capital humano é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de uma organização. Por isso, a adoção do RH Estratégico promove diversas mudanças na motivação dos profissionais e na qualidade do atendimento ao cliente. Para alcançar esse objetivo, o Executive Search encontra os profissionais ideais para os cargos de alta gerência.

As habilidades e competências exigidas para cargos de alta gerência são inúmeras, muitas vezes bastante específicas, por isso muitas empresas buscam novas formas de recrutamento e seleção. O Executive Search é uma das formas de entender as necessidades da empresa e encontrar os talentos que realmente atendem às necessidades do cargo.

Esse processo pode ser realizado por uma empresa de consultoria especializada que irá fazer a identificação e seleção de profissionais para o cargo definido. O Executive Search é feito para identificar os profissionais com maior aderência à função e, para isso, levam em conta diversos fatores, como o perfil do talento e sua aderência à cultura da organização.

Confira algumas características mais buscadas por recrutadores para cargos de alta gerência:

Capacidade para tomar decisões

Para ser um líder dentro de uma organização é preciso tomar decisões inteligentes de forma ágil e segura. Um executivo também deve saber lidar com a pressão de fazer escolhas sem perder de vista os princípios e valores da organização. Além disso, esses gestores devem saber resolver crises e lidar com cobranças de maneira responsável sem prejudicar a produtividade da equipe.

Habilidade para motivar e inspirar pessoas

Um líder deve ser capaz de entender as pessoas e identificar qual a melhor forma de lidar com elas. Para isso, é preciso ter a flexibilidade de lidar com clientes, fornecedores e a própria equipe. Além disso, um executivo deve estimular o engajamento da equipe e motivar seus colegas pelo exemplo.

Assim, um bom líder deve estar próximo ao seu time e se mostrar aberto para conversar e dar o apoio necessário para a equipe buscar os melhores resultados.

Investimento em qualificação

Um bom profissional entende a importância da qualificação e do aprimoramento constante. Um executivo que não busca melhorias e se mostra aberto ao aprendizado, tem sua liderança questionada pelos seus colegas. Por isso, é preciso investir em cursos de especialização, MBA, de idiomas e conhecimentos específicos da área.

Com isso, o executivo será reconhecido como alguém que busca se esforçar e crescer na carreira.

Facilidade de adaptação

A adaptação ao ambiente profissional – o chamado fit cultural – é uma característica muito valorizada durante o processo de Executive Search. Todas as organizações têm aspectos particulares que permeiam a forma como o trabalho é realizado. Dessa forma, esses valores servem como norte para a tomada de decisões e ajudam a construir a identidade da organização.

A definição e a aderência ao fit cultural da empresa ajudam a estruturar a rotina de trabalho e alinhar todas as equipes para garantir melhores contratações e reter os funcionários já contratados. 

Ética pessoal e profissional

Para ter um cargo de liderança é preciso saber liderar pelo exemplo e inspirar a admiração dos colegas. Por isso, é preciso demonstrar a ética pessoal e profissional ao tratar todos com respeito e integridade.

Para mapear essas características e encontrar o profissional ideal para cargos de alta gerência, a organização pode contratar uma empresa de consultoria especializada em RH para realizar o processo de Assessment durante o recrutamento e seleção.

O Executive Search realizado pela 4 Search conta com um período após a contratação para acompanhar a integração e performance do profissional para garantir sua adaptação. Saiba mais no site e tire suas dúvidas com os nossos consultores.

Comentários para este post