3 menus degustação imperdíveis em São Paulo Outubro 21/2019 - Dicas

3 menus degustação imperdíveis em São Paulo

A gastronomia faz parte da cultura de um local e, ao viajar, muitas pessoas gostam de ter a experiência completa. Assim, o menu degustação é uma forma de conhecer melhor as habilidades do chef e provar vários sabores em uma sequência cuidadosamente escolhida.

O menu degustação é comum em restaurantes conceituados e, na maioria das vezes, os pratos são alterados de acordo com os ingredientes da estação ou a criatividade do chef. Por ser uma sequência de receitas diferentes, as porções são menores para que o cliente possa aproveitar todos os sabores do início ao fim.

Por isso, há bastante espaço para a criatividade do chef, que pode oferecer uma sequência de entrada, prato principal e sobremesa com os melhores sabores do restaurante. Outro formato para esta especialidade é definir um ingrediente principal como estrela do menu, para que o chef mostre suas especialidades e deixe sua assinatura em todos os pratos.

Além disso, o chef pode optar por criar uma experiência gastronômica com uma sequência planejada de sabores – indo das carnes mais leves, como peixe, até uma forte carne vermelha, por exemplo.

Se você busca lugares sofisticados em São Paulo para ter uma experiência gastronômica completa, confira nossas dicas de 3 lugares imperdíveis que fazem parte da lista de Melhores Restaurantes da América Latina:

1. D.O.M.

Eleito o 5º melhor restaurante da América Latina, o D.O.M. oferece um cardápio estritamente autoral feito pelo chef Alex Atala que realiza pesquisas e experimentações com ingredientes brasileiros. Por isso, o menu degustação é a melhor maneira de entrar em contato com a proposta gastronômica do restaurante.

Os pratos são preparados com ingredientes como priprioca, palmito de pupunha, arroz preto, tapioca, jambu e outros, incluindo opções vegetarianas. Com um ambiente que busca o equilíbrio entre o clássico e o moderno com conforto e exclusividade, o D.O.M. está situado na região de Jardins em São Paulo e conta com duas estrelas no Guia Michelin.

2. A casa do porco

Os apaixonados por carne suína não podem deixar de visitar o restaurante A Casa do Porco. O menu degustação #OPorcoÉ traz uma sequência de pratos e aperitivos em 9 tempos que exploram todas as possibilidades deste tipo de carne.

Os produtos embutidos, curados e defumados são feitos pelos próprios chefs ou cuidadosamente selecionados. Entre os clássicos da casa presentes no menu degustação estão o sushi de papada de porco, tartar de porco e a versão do chef do virado à paulista. 

No entanto, é preciso ficar atento: A Casa do Porco, que foi eleito o 8º Melhor Restaurante da América Latina, não trabalha com reservas e o atendimento é feito por ordem de chegada.

3. Maní

O Maní, comandado pela chef Helena Rizzo, é uma referência na cozinha autoral e contemporânea. O restaurante utiliza os ingredientes mais frescos em uma experiência que une técnica e sabor. Em 2018, ficou em 12º lugar no ranking dos melhores restaurantes da América Latina.

No Maní, existem três tipos de cardápio:

  • Menu 3 cursos: o cliente pode escolher uma entrada, um prato principal e uma sobremesa do cardápio e ainda recebe um “belisquete surpresa”.
  • Menu temporada: é feita uma degustação em 5 etapas de uma seleção de pratos do cardápio.
  • Menu degustação: servido apenas no jantar, os pratos têm a opção vegetariana.

Um restaurante pode fazer o menu degustação de diversas formas e existem opções para todos os gostos, desde locais que atraem um público mais jovem até as casas mais tradicionais. Da mesma forma, os pratos podem ser preparados por chefs renomados internacionalmente ou por novas estrelas da culinária.

A gastronomia paulistana conta com diversos outros locais com pratos imperdíveis no menu degustação. Para acompanhar outras dicas de viagens, siga a 4Search nas redes sociais.

Comentários para este post